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O passivo trabalhista é uma grande dor de cabeça para qualquer empresa, principalmente se não há um atendimento especializado trabalhando em conjunto com o RH. Passivo trabalhista, em suma, são os valores que uma empresa deve aos trabalhadores e isso pode ocorrer pela falta de cumprimento das obrigações trabalhistas. Prepare sua empresa para que não tenha problemas na Justiça do Trabalho.

Leia mais em: https://lnkd.in/dihnG68w

Dra. Lucyanna Lima Lopes
OAB/PR 24.484
Sócia Fundadora

Lima Lopes Cordella
& Advogados Associados
OAB/PR 1470
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Curitiba . São Paulo . Porto Alegre
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No mundo corporativo, é necessário lidar o tempo todo com normas e regulamentos internos e externos. Para que as diretrizes sejam observadas e cumpridas, investir em compliance é fundamental.
O objetivo do compliance, portanto, é agir preventivamente para que a empresa não enfrente problemas jurídicos.
Leia mais em:https://lnkd.in/dR8aNztw

Dr. Felipe Cordella Ribeiro
OAB/PR 41.289
Sócio Titular LLC Advogados

Lima Lopes Cordella
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Nós do Lima Lopes Cordella agradecemos a parceria. É graças a você e por você que construímos histórias de sucesso!

Gratidão!

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- Dra. Fernanda - Associada - Celebrando 9 anos no LLC de dedicação e excelência! Sua paixão pela área trabalhista, amor pela leitura, pelo pilates e o compromisso em melhorar diariamente são inspirações para todos nós. Parabéns por toda sua competência e por ser tão importante em nossa equipe!

- Guilherme - Acadêmico que completou 2 anos no LLC : Do primeiro dia até hoje, Guilherme Ferreira Santos mostrou um compromisso excepcional com as áreas de Direito Tributário e Civil. Sua coragem em enfrentar desafios e buscar conhecimento é admirável. Parabéns por 2 anos de crescimento e dedicação!

- Dra. Ana Paula Martins - Associada que completou 1 ano no LLC: Celebrando 1 ano de realizações! Tem paixão pela função de controller trabalhista e amor pelas viagens e boa comida são inspiração a Ana. Felicidades por mais este marco, e que muitas oportunidades ainda estejam por vir!

Lima Lopes Cordella
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Para qualquer organização, alcançar um crescimento consistente e sustentável requer um alicerce sólido, e é nesse contexto que a Governança Corporativa se destaca como um elemento essencial. Essa prática fundamental envolve o estabelecimento de diretrizes que guiam a empresa em direção à atuação transparente, ética, responsável e em conformidade legal.

Saiba mais no link: https://lnkd.in/d2Ni6SVp

Dr. Felipe Cordella Ribeiro
OAB/PR 41.289
Sócio Titular LLC Advogados


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Apesar das taxas mundiais de suicídio estarem caindo, nas Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019.

No ambiente de trabalho não é diferente, cerca de 15% dos trabalhadores vivem com algum tipo de transtorno mental. Por isso, é dever de todos os cidadãos, trabalhadores e empregadores tornarem um ambiente de trabalho leve, que faça com que as pessoas se sintam acolhidas, seguras e apoiadas.

Se informar sobre as melhores práticas para ajudar o próximo é a melhor forma para lutar contra esse problema tão grave.

Baixe a Cartilha de Prevenção ao Suicídio disponibilidade pelo Conselho Federal de Medicina: https://lnkd.in/dqe_mF8q
Caso precise de ajuda, ligue 188, para o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Lima Lopes Cordella
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Recentemente, no mês de julho, celebramos a trajetória da Carla na área Cível Empresarial, em Curitiba!
Sua dedicação profissional e amor pela família e amigos são inspiradores! No tênis, ela mostra talento e paixão, trazendo equilíbrio à vida! Orgulhosa do LLC, onde encontra um ambiente excepcional e colaborativo!

Parabéns, Carla! Desejamos sucesso em todas as áreas da vida!

Lima Lopes Cordella
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A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes passou a ser denominada de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA + A) .

A Lei 14.457/2022 trouxe novas regras e atribuições à CIPA que estão em vigor desde 20 de março.

Além das atribuições de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, as empresas deverão:

- incluir regras de conduta acerca do assédio sexual e demais formas de violência nas normas internas da empresa, as quais devem ser amplamente divulgadas a todos- prever em normas internas sanções administrativas a serem aplicadas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos apurados- incluir nas atividades da CIPA conteúdos acerca da prevenção e do combate ao assédio sexual e outras formas de violência,- deverá promover ações de capacitação, orientação e sensibilização dos trabalhadores de todos os níveis hierárquicos sobre temas de violência, assédio, igualdade e diversidade no âmbito do trabalho, os quais deverão ser ministrados com periodicidade mínima de 12 (doze) meses e devem ser disponibilizados em formato acessível- disponibilizar canal de denúncias para recebimento, acompanhamento e apuração dos fatos, garantido o anonimato e a imparcialidade

Embora seja um assunto delicado, temos tido a oportunidade de tratar o tema com leveza em nossas apresentações.

Ao trazer a importância do respeito acima de tudo nas relações, percebemos excelentes resultados e melhora exponencial no clima organizacional das empresas clientes.


Lima Lopes Cordella& Advogados AssociadosOAB/PR 1470-----------------------------------Curitiba . São Paulo . Porto [email protected]

#direito #advocacia #direitoempresarial #direitodotrabalho #CIPA

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8 anos após o início da vigência da Lei 13.103/2015, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, por 8 votos a 3, derrubar dispositivos que tratam da jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalos dos motoristas.
Abaixo algumas mudanças decorrentes desta decisão:

TEMPO DE ESPERA
Atualmente: Tempo de espera não é considerado jornada, de forma que o motorista recebe hora indenizada.
Como ficará: Todo o período de tempo de espera passa a ser considerado como jornada de trabalho.
Impacto Legal: Acaba o tempo de espera
Impacto Operacional: O tempo de direção diário será reduzido, impactando na produtividade e quilometragem percorrida por dia.

IMPOSSIBILIDADE DE DESCANSO DO MOTORISTA EMBARCADO COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO
Atualmente: Nas viagens de longa distância, com a utilização de 02 motoristas, o tempo em que o motorista não está em direção é considerado repouso, podendo o veículo, pela possibilidade de revezamento, rodar 24 horas no dia.
Como ficará: Não será possível o repouso com o veículo em movimento, sendo necessário que o descanso seja com o veículo estacionado.
Impacto Legal: Impossibilita o descanso do motorista embarcado com o veículo em movimento.
Impacto Operacional: O caminhão só poderá rodar 12 horas por dia, criando a necessidade de contratação de motoristas em diversas localidades.

FRACIONAMENTO DO INTERVALO DE 11 HORAS
Atualmente: O intervalo de 11 horas entre duas jornadas pode ser fracionado, sendo o primeiro período de 8 horas e no período seguinte as 3 horas faltantes.
Como ficará: O intervalo deverá ser de 11 horas ininterruptas dentro de 24 horas de trabalho, reduzindo o tempo disponível para viagem.
Impacto Legal: Impossibilidade de fracionamento do intervalo de 11 horas.
Impacto Operacional: Aumento e imprevisibilidade na gestão de ciclo do transporte, com aumento do prazo de entregas.

CUMULAÇÃO DO DESCANSO SEMANAL QUANDO EM VIAGEM
Atualmente: O motorista, quando está fora da sua base, em viagem de longa duração, pode acumular até 3 descansos semanais remunerados (folga semanal) para usufruir quando do retorno à base (residência). Na prática, poderia ficar até 5 dias consecutivos de folga em casa.
Como ficará: Deverá usufruir do descanso semanal (35 horas) a cada 6 dias. Ou seja, uma viagem que tem duração de 15 dias, será acrescida de mais 3 dias em razão da impossibilidade de acumular descansos no retorno a sua base (residência).
Impacto Legal: Acaba com a possibilidade de cumulação do descanso semanal quando em viagem.
Impacto Operacional: Necessidade de disponibilização de estrutura para descanso semanal fora da base da empresa em razão do baixo número de pontos de descanso nas rodovias.

A decisão será publicada nos próximos dias e a expectativa é de que se pleiteie, ao menos, a modulação dos efeitos dessa decisão para o futuro, a fim de garantir - um pouco - de segurança jurídica no que se refere ao período de 2015 a junho/2023.

Lucyanna Lima Lopes
Thayana Wabesky Lopes

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Dra. Thayana Wabesky Lopes - 10 anos conosco!
A Thayana completa 10 anos no LLC, atuando em Práticas Trabalhistas e Gestão de Pessoas. O que mais ama é a família, amigos e praia e nas horas vagas, viaja e pratica esportes. Ela admira o atendimento personalizado ao cliente e o trabalho em equipe no LLC.

Dra. Alissa Weber - 8 anos conosco!
A Alissa atua nas Práticas Trabalhistas e Gestão de Pessoas há 8 anos conosco, em Curitiba. Ela ama ler, treinar e ouvir música, mas nada supera seu amor em estar perto de quem ama. A profissional admira o trabalho em equipe da LLC!
Somos muito gratos pela Thayana e a Alissa estarem a tanto tempo conosco contribuindo nessa jornada.

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