A importância da comunicação não-verbal
Embora os índices de isolamento social no Brasil e pelo mundo estejam bem mais baixos do que registrado nos meses de março e abril, muita gente ainda está em casa, trabalhando a distância. A garotada e jovens universitários ainda estão, em quase sua totalidade, fazendo suas atividades por vídeo.
A medida que o tempo vai passando, profissionais que trabalham em casa se dizem bastante cansados das reuniões virtuais, sentindo muitas vezes até fadiga. Uma das explicações, segundo especialistas, é que a ausência das informações gestuais e corporais têm tido peso grande no cansaço relatado por essas pessoas, inclusive estudantes.
Mesmo sendo uma alternativa bastante assertiva e a mais viável nos dias de hoje, a comunicação virtual, sente o peso da ausência da comunicação não verbal, isto porque, a concentração necessária para um trabalho ou mesmo para as reuniões, é mais demandada de concentração, quando se está presente geograficamente falando. Inclusive já circula no meio corporativo um nome específico para essa exaustão: Zoom Fatigue.
Hora, é natural que a comunicação com os colegas, reduzida a conversa a telas com poucas polegadas, traga menos sinais verbais, gestos, tom de voz, expressões corporais. Tudo isso ajuda a aliviar o peso de muitas reuniões e até mesmo a entender melhor as mensagens que se quer passar.
A grande questão para este momento é que: estamos aprendendo a trabalhar em casa. E essa será uma maneira que veio para ficar. Se você se sente assim, fica tranquilo. Pense que, hoje é uma das poucas alternativas que você tem para desempenhar sua função.
Não descarte simplesmente essa possibilidade dizendo: “Eu não nasci para trabalhar home”. Calma, no momento que vivemos, você não pode fazer uma série de coisas: não dá para ir nadar, tomar um chopp com os amigos, passear com o filho no parque, ir ao cinema e por aí vai.
Agora, imagine que lá na frente, tudo isso vai estar a sua disposição e para você voltar a usufruir disto, o tempo é o bem preciso. E para que você ganhe tempo, trabalhar em casa será o grande negócio, pois só de deslocamento são horas e mais horas durante o mês.
Logo aproveite o máximo essa experiência. Sabemos que nem tudo é fácil na vida. E trabalhar em casa em tempos de pandeia pode não ser o melhor dos mundos, mas pode abrir um mundo antes por você não desbravado porque a rotina exaustiva, casa trabalho não o deixava.
Fonte: Debernt Enchev