Home office em tempos de epidemia
Muitas vezes abordei aqui nesta coluna a questão do trabalho ‘Home Office’, ou o trabalho feito de casa. Chegamos até a falar que o termo já havia evoluído nos últimos tempos, e evoluiu é claro, para ‘Trabalho à Distância’, porque não necessariamente você precisa fazê-lo de casa, mas executá-lo de onde quer que esteja.
Porém, com o advento da pandemia do coronavírus, o mercado de trabalho virou de pernas para o ar. Muitas empresas e empregados que nunca pensaram em trabalhar diretamente de casa e agora o estão, precisarão entrar em uma rotina.
Como o momento exige, quero na coluna de hoje, relembrar dicas importantes para você que está vivendo esta situação, trabalhando em casa. Antes disso, primeiramente, vamos recapitular no perfil dos profissionais que trabalham em casa, por opção, e que já vinham fazendo suas atividades mesmo antes do aparecimento da COVID-19.
Quem faz Home Office geralmente é um profissional com grande capacidade de autogerenciamento de suas atividades. Essa pessoa tem uma aptidão para realizar trabalhos de rotina solitariamente – sem a presença de colegas ao lado. Outro ponto a se destacar é que esse colaborador tem grande grau de concentração, não se importando com o que acontece ao seu redor durante a execução de suas atividades. E, por fim, esse profissional precisa ser seguro e altamente capacitado tecnicamente.
Obviamente, as empresas não poderão exigir que todos que estão em home nos dias de hoje tenham todas essas características em seu currículo. Contudo podem orientar seus colaboradores a seguirem essas regras de ouro, e passado esse período, estar com a rotina da empresa em dia, ou pelo menos encaminhada ou organizada.
Dicas
– Planejar o dia de trabalho, buscando definir uma rotina diária daquilo que é preciso fazer;
– Prepare-se para ir ao trabalho. Nada de pijama, bermuda ou qualquer outra roupa que não seja do seu dia a dia, ou ao menos próximo daquilo que você usa;
– A rotina de higiene pessoal, barba, banho, cabelo. Tudo aquilo que você faz, continue a fazer. Até porque, convenhamos, você pode vir a fazer um vídeo, conversar com clientes pelos aplicativos e não pode mostrar uma imagem de desleixo, se isso ocorrer seu trabalho pode soar desleixo da mesma forma;
– Planeje intervalos a cada duas horas. Isso é importante para arejar, recuperar as energias e também a capacidade de concentração e criatividade;
– Comece seu dia de trabalho sempre pelas tarefas mais complexas, pois na medida que o dia vai se desenrolando, seu pique vai diminuindo e se deixar para traz aquilo que já é difícil, ficará ainda mais árduo ao final do expediente;
– Cada casa é uma casa, mas tente encontrar um espaço que seja confortável para você, em que exista pouco barulho, boa luminosidade e bons móveis ergonomicamente falando;
– Combine os horários com toda a família e tenha muito foco naquilo que deseja produzir.
São dicas básicas, mas que ajudarão o profissional a passar com mais tranquilidade esse momento de isolamento social. Boa leitura!
Fonte: Debernt Enchev