Existem 5 principais tipos de fusões, conforme as empresas envolvidas e seguem explicitados abaixo. Mas uma coisa elas têm em comum, as diversas fases a que se submetem: do plano de execução > avaliação > valuation > tomada de decisão > negociação > due diligence > viabilidade jurídica > conclusão.
Horizontal: empresas do mesmo segmento se fundem para buscar expansão no mercado e na área de atuação. Exemplo: HP e Compaq.
Vertical: empresas de segmentos diferentes, mas complementares, que se fundem para aumentar a área de atuação na cadeia de produção. Exemplo: Santander Brasil e Hyundai.
Conglomerado: empresas de segmentos diferentes e sem ligação são fundidas para aumentar as áreas de atuação. Exemplo: Grupo Safra.
Extensão de mercado: empresas do mesmo segmento, mas com mercados diferenciados, fundem-se para alcançar uma base de clientes maior. Exemplo: LATAM.
Extensão de produto (congenérica): empresas que operam no mesmo mercado com produtos diferentes ou complementares, que agrupam os produtos numa mesma linha e aumentam a base de clientes. Exemplo: Citi e Travellers Group.
Quer saber mais sobre o tema? Fale conosco e leia a matéria na Gazeta do Povo: Venda de empresas (M&A): o que é, modalidades e processos
________________
Lima Lopes Cordella
& Advogados Associados
OAB/PR 1470
———————————–
Curitiba . São Paulo . Porto Alegre
[email protected]