Mundo pós-pandemia
Historiadores e antropólogos de todo o Globo estão estudando os efeitos da pandemia quando a Covid-19 for controlada por um remédio ou vacina. Em ambiente incerto o qual estamos vivendo, é difícil cravar um caminho. Contudo existe certo consenso entre as pessoas que buscam essas respostas: a de que o mundo que vivemos até 2019 já não existe mais. Outros ainda, acreditam que a pandemia será a peça que faltava para a humanidade fechar de vez o século 20, marcado por uma alta tecnologia. A mesma tecnologia que não foi capaz de descobrir como parar o avanço do coronavirus.
Quando digo o mundo, estou inserindo aqui o mercado corporativo. Esse vai passar por grandes transformações. Aqui mesmo nesta coluna, por exemplo, inúmeras vezes já defendemos e falamos dos benefícios dos coworkings, os espaços compartilhados. Mas e agora? Com o isolamento necessário, com a previsão de que pelos próximos meses e até anos não tenhamos uma vacina, como esses espaços vão se comportar? Continuam sendo uma nova e ótima ideia, mas que certamente terá que se adaptar à realidade posta.
Minha sugestão para você que está em casa nesta quarentena, é que aproveite o tempo, que lá no século 20, você usava para deslocamento, passeio em shopping, happy hour com seus amigos, para encontrar bons títulos de livros que vai lhe trazer inspiração, aguçar a criatividade e ajudar a abrir os olhos para observar o raio de sol que o mundo pós-pandemia vai trazer. Oportunidades surgem em todos os cenários. Quais são aquelas que você irá aproveitar?
Deixo aqui a dica do livro “Gestão do Amanhã” que foi escrito recentemente pelos autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, obra que traz um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo (acrescente nesse cenário o período de pandemia).
No momento em que o mundo dos negócios está ‘em aberto’, é importante inspirar-se em empresas como Netflix, Airbnb e Uber, que assumiram lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis. O que nos reserva o futuro? Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis. Certamente a obra vai lhe inspirar um bocado!
Fonte: De Bernt